Junta de Freguesia de Nogueira Junta de Freguesia de Nogueira

História

Nogueira, freguesia minhota do concelho de Ponte da Barca, Distrito de Viana do Castelo. O seu centro dista 2,9Km do centro da sede do concelho. Tem a área de 1,90Km2, com 375 habitantes (dados Census 2021), 143 agregados, 223 alojamentos, 221 edifícios. Situa-se no Noroeste da Península Ibérica.

O topónimo “Nogueira”, deriva do latim vulgar “nucaria”, fazendo referência à árvore com o nome comum homónimo. Freguesia situada no Vale do Vade, como referência ao rio que a atravessa.

O orago é S. Romão, a quem é dedicada a Igreja Paroquial, que apresenta a estrutura do último grande restauro, datado de 1845.

A primeira referência histórica à freguesia surge-nos ao tempo do arcebispo Bracarense D. Pedro, no Censual organizado por si entre 1085 e 1089, ainda antes da fundação. A freguesia é referenciada neste documento com o Nome de Sancto Romano de Nogaria pertencente ao Arcediago de “Terra de Vanati – Terra do Vade”.

Um segundo dado de importância para a história de Nogueira, acontece no ano de 1190, data da doação ao Mosteiro de Crasto, da Igreja de “Santi Romani” e de “Sancta Olaya”, que se julga terem sido duas igrejas e não uma, como a citação parece fazer crer; até porque S. Romão de Nogueira nunca se chamou Santa Eulália – aliás, já nas Inquirições de D. Afonso II, em 1220, a igreja é mencionada sob a designação de “Sancto Romano de Nogueira”. Por volta de 1320 e segundo o catálogo das igrejas organizadas nesse mesmo ano, a freguesia de S. Romão de Nogueira encontrava-se integrada na Terra da Nóbrega, sendo a sua igreja taxada em 40 libras.

Já em 1528, a freguesia de Nogueira é mencionada no Livro dos Benefícios e Comendas, como estando anexa ao Mosteiro de S. Martinho de Crasto. Nogueira chegou a ser, segundo a opinião do Padre António Carvalho da Costa, uma abadia da apresentação do Ordinário.

Em 1839, a freguesia pertencia à comarca de Ponte de Lima; em 1852, à de Arcos de Valdevez e em 1878 à de Ponte da Barca. Em 1927, pelo Decreto n.º 13917, de 9 de Julho, a comarca de Ponte da Barca foi suprimida, sendo as freguesias do concelho anexas, para efeitos judiciais, à comarca de Arcos de Valdevez; posteriormente foi restabelecido o concelho de Ponte da Barca, voltando Nogueira a integrá-lo.

© 2026 Junta de Freguesia de Nogueira. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia